terça-feira, 20 de março de 2012

PROJETO: LINGUAGEM

LINGUAGEM: O PRAZER DE LER , ESCREVER E COMPREENDER O NOSSO MUNDO

1)Problemática: constatação de uma situação-problema (após diagnóstico observou-se que aproximadamente 68%nossos alunos não redigem segundo regras da norma padrão e não dominam os cálculos mais simples com as quatro operações fundamentais )

2) Temática: a proposta para atenuar o problema foi desenvolver através de oficinas do gestar II as habilidades necessárias para o domínio do léxico semântico e oralidade por parte do alunado, contextualizando-os à realidade da sala de aula, além de envolver outras áreas de conhecimento como a Matemática em todo o projeto.

3)Justificativa: O aprendizado da leitura e escrita, assim como o cá

lculo não deve ser visto como uma disciplina independente dentro do processo de aprendizado da linguagem escrita, mas como um dos aspectos que o caracterizam. Nesse sentido, convém recordar que o princípio básico referente à leitura: “é lendo que se aprende a ler” também é válido para a escrita: “é escrevendo que se aprende a escrever”,assim devemos obter o mesmo pensamento nas outras áreas de conhecimento, como a matemática que envolve cálculo de raciocínio lógico, portanto o aprendizado depende, em grande parte, da prática da escrita e da leitura no cotidiano escolar.

4)Fundamentação Teórica: Cadernos de teoria e prática do Gestar II,livros didáticos de língua portuguesa e matemática ,nova ortografia.

5) OBJETIVOS
• Compreender que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita;
• Estimular a leitura;
• Oferecer um apoio para os alunos realizarem um plano de correção individual ou grupal, para que possam analisar seus erros ortográficos;
• Empregar atividades lúdicas (cirandas, cantos, rimas).
• Estimular a praticas que envolvam cálculos nas situações-problemas do cotidiano.

6) ESTRATÉGIAS
Para superar as dificuldades encontradas no estudo de linguagem como prática de leitura, compreensão e escrita não implica que o professor dedique demasiadamente seu tempo ao ensino sistemático, trabalhando outras áreas, ele também estará reforçando as funções da linguagem e do pensamento, que envolve todas as áreas de conhecimento.
O professor deve trabalhar com uma variedade de textos, levando o aluno a analisá-los e reconhecer as palavras. Deve trabalhar com:

• Anúncios, notícias, entrevistas, reportagens, piadas, etc. (após o estudo e análise o professor deve pedir aos alunos que marquem as palavras que tiveram mais dificuldades na pronúncia e escrita e procurar trabalhar essas palavras em frases, textos e até mesmo procurar seu significado);
• Exibição de filmes, videos, slides sobre leitura e escrita;
• Montar um painel com as palavras, das quais os alunos apresentaram dificuldades, reforçando diariamente a pronúncia e a escrita;
• Jogos,brincadeiras,gincanas entre as escolas
• Utilizar-se de cartões relâmpagos.
• Trabalho de pesquisa sobre a ortografia nas propagandas e comunicação visual(internet-blogs,email,facebook,orkut,msn,etc.)
• Perceber os percentuais de ocorrências na linguagem.
• Montar gráficos, tabelas que envolvam as situações do cotidiano.
• Fornecer aos alunos, fichas com palavras variadas e solicitar que destaquem a sílaba tônica. Antes porém, deve ser feito a leitura de todas, pronunciando-as com clareza para fixar a sílaba tônica; Dramatização de narrativas orais .
• Trabalhar com histórias em quadrinhos, montagem de história em seqüência lógica, etc.

OBSERVAÇÃO:
O professor é o mediador da atividade, então cabe a ele, tomar todo cuidado também com sua escrita e sua pronúncia. É preciso estar seguro e certo de que o que se está ensinando é correto e que o aluno está assimilando.
• Esse trabalho é contínuo, portanto, estamos dando o pontapé inicial, a seqüência do mesmo deverá acontecer durante todo ano letivo.

7-Público alvo:alunos, professores,comunidade escolar,gestores escolares

8) CONTEÚDOS: Historia da escrita e dos números, produção oral e escrita, variedades linguísticas, temas transversais.

9)-METODOLOGIA: Exposição oral, escrita, dramatizações, atividades lúdicas, confecção de gráficos e jogos, localização de informações em mapas e produção textual, palestras, pesquisas.

10)AVALIAÇÃO: Processual, sócio construtivista, formativa e diagnóstica
Não podemos ter nossa disciplina como única, o processo de ensino e aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada, o processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente para esse fato, pois assim teremos alunos motivados e verdadeiros aprendizes em sala de aula.

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