Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Modulo: TP 05
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20
TEMA: ESTILO,COERÊNCIA E COESÃO
APRESENTAÇÃO
UNIDADES 17 e 18
Estilística
Noção e objetivo
Som e palavra
Frase e enunciação
Coerência Textual
Sentidos
Construção da Coerência textual
Partes do todo
Coesão Textual
Marcas
Elos coesivos
Progressão textual
Relações lógicas no texto
Lógica do(no) texto
Negação
Significação implícitos
Coesão Textual
Marcas
Elos coesivos
Progressão textual
Relações lógicas no texto
Lógica do(no) texto
Negação
Significação implícitos
OBJETIVOS
Compreender a noção de estilo no dominio d linguagem e o objetivo da Estilistica
Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra.
Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre e alguns recursos expressivos da frase e da enunciação
Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais.
Verificar como se constrói a coerência nos textos.
Analisar como se estabelece a unidade de sentido em um texto.
Identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto.
Analisar mecanismos de coesão referencial.
Analisar mecanismos de coesão sequencial.
Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto.
Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação.
Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
METODOLOGIA
Leitura deleite seguida de questionamentos, propostas de atividades referentes ao TP em estudo. Exposições de slides e dinâmica de grupo.
RECURSOS:
TPs e AAAs
Régua
Livros diversos
Revistas, jornais
Papel madeira, chamex,
Cola, tesoura
Data show
AVALIAÇÃO:
Os cursistas são avaliados pela prática de desenvolvimento das atividades nos encontros, atividades desenvolvidas em sala de aula com o alunado e projetos aplicados e desenvolvidas nas unidades escolares a que pertencem.
BIBLIOGRAFIA
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
126 p.: il.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
260 p.: il.
1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário