quinta-feira, 22 de março de 2012

ESTUDO DO TP 5

Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Modulo: TP 05
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20

TEMA: ESTILO,COERÊNCIA E COESÃO


APRESENTAÇÃO
 UNIDADES 17 e 18
Estilística
 Noção e objetivo
 Som e palavra
 Frase e enunciação
Coerência Textual
 Sentidos
 Construção da Coerência textual
 Partes do todo
 Coesão Textual
 Marcas
 Elos coesivos
 Progressão textual
 Relações lógicas no texto
 Lógica do(no) texto
 Negação
 Significação implícitos
 Coesão Textual
 Marcas
 Elos coesivos
 Progressão textual
 Relações lógicas no texto
 Lógica do(no) texto
 Negação
 Significação implícitos


OBJETIVOS

 Compreender a noção de estilo no dominio d linguagem e o objetivo da Estilistica
 Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra.
 Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre e alguns recursos expressivos da frase e da enunciação
 Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais.
 Verificar como se constrói a coerência nos textos.
 Analisar como se estabelece a unidade de sentido em um texto.

 Identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto.
 Analisar mecanismos de coesão referencial.
 Analisar mecanismos de coesão sequencial.
 Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto.
 Analisar efeitos de sentido decorrentes da negação.
 Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.

METODOLOGIA
 Leitura deleite seguida de questionamentos, propostas de atividades referentes ao TP em estudo. Exposições de slides e dinâmica de grupo.

RECURSOS:
 TPs e AAAs
 Régua
 Livros diversos
 Revistas, jornais
 Papel madeira, chamex,
 Cola, tesoura
 Data show

AVALIAÇÃO:
 Os cursistas são avaliados pela prática de desenvolvimento das atividades nos encontros, atividades desenvolvidas em sala de aula com o alunado e projetos aplicados e desenvolvidas nas unidades escolares a que pertencem.

BIBLIOGRAFIA
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 126 p.: il.
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 260 p.: il.
 1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
 I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário