terça-feira, 20 de março de 2012

ESTUDO TP 3

Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Módulo: TP 03
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20

TEMA: GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

APRESENTAÇÃO:
Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
 Conhecimento de gêneros
 Competência sociocomunicativa
 Classificação – gêneros textuais
 Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
 Conhecimento de gêneros
 Competência sociocomunicativa
 Classificação – gêneros textuais
 Trabalhando com gêneros textuais
 Literário e não-literário
 Poético
 Cordel
TIPOS TEXTUAIS
 Descrição e narração
 Tipologia: injuntivo e preditivo
 Dissertativo
 Sequências tipológicas
 Intertextualidade entre gêneros


OBJETIVOS:
• Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.
• Relacionar gêneros textuais com competência sociocomunicativa.
• Identificar características que levam à clasificação de um gênero textual.
• Distinguir características de gênero literário e de gênero não-literário.
• Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem.
• Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.
• Caracterizar sequências tipológicas descritivas e narrativas.
• Caracterizar sequências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
• Relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros.
• Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais.
• Relacionar a transposição de um formato de gênero textual para outro.


METODOLOGIA:
 Exposição dos temas propostos pelos TP e AAA seguidos de questionamentos
 Dinâmica de grupo interativos.
 Troca de experiências
 Produção de textos orais:
 planejamento prévio da fala em função da intencionalidade do locutor, das características do receptor, das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos;
 seleção, adequada ao gênero, de recursos discursivos, semânticos e gramaticais, prosódicos e gestuais;

RECURSOS
 Livros
 Jornais
 Revistas
 Folha color set
 Cola
 Data show
 Videos
 Filmes (O triunfo)
AVALIAÇÃO
erá mediante presença e desenvolvimento das atividades propostas pelos TPs e AAAs nas unidades escolares a que os cursistas estão lotados.

BIBLIOGRAFIA
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 126 p.: il.
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 260 p.: il.
 1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
 I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário