Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Módulo: TP 03
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20
TEMA: GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
APRESENTAÇÃO:
Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
Conhecimento de gêneros
Competência sociocomunicativa
Classificação – gêneros textuais
Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
Conhecimento de gêneros
Competência sociocomunicativa
Classificação – gêneros textuais
Trabalhando com gêneros textuais
Literário e não-literário
Poético
Cordel
TIPOS TEXTUAIS
Descrição e narração
Tipologia: injuntivo e preditivo
Dissertativo
Sequências tipológicas
Intertextualidade entre gêneros
OBJETIVOS:
• Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.
• Relacionar gêneros textuais com competência sociocomunicativa.
• Identificar características que levam à clasificação de um gênero textual.
• Distinguir características de gênero literário e de gênero não-literário.
• Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem.
• Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.
• Caracterizar sequências tipológicas descritivas e narrativas.
• Caracterizar sequências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
• Relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros.
• Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais.
• Relacionar a transposição de um formato de gênero textual para outro.
METODOLOGIA:
Exposição dos temas propostos pelos TP e AAA seguidos de questionamentos
Dinâmica de grupo interativos.
Troca de experiências
Produção de textos orais:
planejamento prévio da fala em função da intencionalidade do locutor, das características do receptor, das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos;
seleção, adequada ao gênero, de recursos discursivos, semânticos e gramaticais, prosódicos e gestuais;
RECURSOS
Livros
Jornais
Revistas
Folha color set
Cola
Data show
Videos
Filmes (O triunfo)
AVALIAÇÃO
erá mediante presença e desenvolvimento das atividades propostas pelos TPs e AAAs nas unidades escolares a que os cursistas estão lotados.
BIBLIOGRAFIA
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
126 p.: il.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
260 p.: il.
1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário