Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Modulo: TP 01
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20
TEMA: LINGUAGEM E CULTURA
APRESENTAÇÃO:
Variantes Linguísticas : dialetos e registros
Variantes Linguísticas: desfazendo equívocos
O texto como centro das experiências no ensino da língua
A intertextualidade
OBJETIVOS:
Relacionar língua e cultura, identificando os principais dialetos do Português
Caracterizar a norma culta, a linguagem literária, a língua oral e escrita.
Conceituar texto
Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino e aprendizagem de línguas.
Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.
Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana., assim como os pontos de vista.
METODOLOGIA:
Exposição dos temas propostos pelos TP e AAA seguidos de questionamentos interativos.
Troca de experiências
Dinâmica de grupo
RECURSOS
Livros
Jornais
Revistas
Folha color set
Cola
Data show
Videos
Filmes (O triunfo)
BIBLIOGRAFIA
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
126 p.: il.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
260 p.: il.
1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário