terça-feira, 20 de março de 2012

ESTUDO DO TP 1

Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Modulo: TP 01
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20

TEMA: LINGUAGEM E CULTURA

APRESENTAÇÃO:
 Variantes Linguísticas : dialetos e registros
 Variantes Linguísticas: desfazendo equívocos
 O texto como centro das experiências no ensino da língua
 A intertextualidade

OBJETIVOS:
 Relacionar língua e cultura, identificando os principais dialetos do Português
 Caracterizar a norma culta, a linguagem literária, a língua oral e escrita.
 Conceituar texto
 Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino e aprendizagem de línguas.
 Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.
 Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana., assim como os pontos de vista.

METODOLOGIA:
 Exposição dos temas propostos pelos TP e AAA seguidos de questionamentos interativos.
 Troca de experiências
 Dinâmica de grupo

RECURSOS
 Livros
 Jornais
 Revistas
 Folha color set
 Cola
 Data show
 Videos
 Filmes (O triunfo)

BIBLIOGRAFIA
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 126 p.: il.
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 260 p.: il.
 1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
 I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário