Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Módulo: TP 04
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20
TEMA:Leitura e processo de escrita I
APRESENTAÇÃO:
Leitura, escrita e cultura
Letramento
Letramento e diversidade cultural
Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita na escola
O processo da leitura
Significação textual
Objetivos da leitura:expectativas e escolhas de texto
Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?
Mergulho no texto
Por que e para que perguntar
Como chegar à estrutura do texto?
Quando queremos aprender
A produção textual
Escrita, crenças e teorias
O ensino da escrita como prática comunicativa
A escrita e seu desenvolvimento comunicativo
Leitura, escrita e cultura
Letramento
Letramento e diversidade cultural
Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita na escola
O processo da leitura
Significação textual
Objetivos da leitura:expectativas e escolhas de texto
Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?
OBJETIVOS:
Refletir sobre o uso e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
Produzir atividades de preparação de escrita. Considerando a cultura local.
Reconhecer texto e leitor como criadores de significado.
Relacionar objetivos com diferentes textos e significados da leitura.
Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
Conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno.
Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto.
Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita.
Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita.
Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
METODOLOGIA:
Exposição dos temas propostos pelos TP e AAA seguidos de questionamentos
Dinâmica de grupo interativos.
Troca de experiências
Os cursistas prepararam oficinas, apresentaram e socializaram conhecimentos, além de sugerirem novas formas de atividades a serem desenvolvidas em sala para que os avançando na prática ficassem mais atrativos.
RECURSOS
Livros
Jornais
Revistas
Folha color set
Cola
Data show
Videos
Filmes- turma da mônica
BIBLIOGRAFIA
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
126 p.: il.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
260 p.: il.
1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário