terça-feira, 20 de março de 2012

Estudo TP 4

Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Módulo: TP 04
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20

TEMA:Leitura e processo de escrita I

APRESENTAÇÃO:
Leitura, escrita e cultura
 Letramento
 Letramento e diversidade cultural
 Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita na escola
O processo da leitura
 Significação textual
 Objetivos da leitura:expectativas e escolhas de texto
 Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?
 Mergulho no texto
 Por que e para que perguntar
 Como chegar à estrutura do texto?
 Quando queremos aprender
 A produção textual
 Escrita, crenças e teorias
 O ensino da escrita como prática comunicativa
 A escrita e seu desenvolvimento comunicativo
 Leitura, escrita e cultura
 Letramento
 Letramento e diversidade cultural
 Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita na escola
 O processo da leitura
 Significação textual
 Objetivos da leitura:expectativas e escolhas de texto
 Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?



OBJETIVOS:
 Refletir sobre o uso e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
 Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
 Produzir atividades de preparação de escrita. Considerando a cultura local.
 Reconhecer texto e leitor como criadores de significado.
 Relacionar objetivos com diferentes textos e significados da leitura.
 Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
 Conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno.
 Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto.
 Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
 Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita.
 Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita.
 Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.

METODOLOGIA:
 Exposição dos temas propostos pelos TP e AAA seguidos de questionamentos
 Dinâmica de grupo interativos.
 Troca de experiências
 Os cursistas prepararam oficinas, apresentaram e socializaram conhecimentos, além de sugerirem novas formas de atividades a serem desenvolvidas em sala para que os avançando na prática ficassem mais atrativos.

RECURSOS
 Livros
 Jornais
 Revistas
 Folha color set
 Cola
 Data show
 Videos
 Filmes- turma da mônica

BIBLIOGRAFIA
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 126 p.: il.
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 260 p.: il.
 1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
 I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário