Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Modulo: TP 02
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20
TEMA: Análise linguística e análise literaria
APRESENTAÇÃO
• Gramática
• Sentidos: interna,produtivo,descritiva, reflexivo,normativa, prescritiva
• Frase e Organização
• Frase. Oração. Período
• Arte: Formas e Função
• Linguagem figurada
• Expressividade
• Figuras de linguagem
• Elementos sonoros, sintáticos da expressividade.
OBJETIVOS
• Caracterizar a gramática interna , produtivo ,descritiva, reflexivo,normativa, prescritiva entre uma e outra.
• Conceituar, identificar e estabelecer diferença entre frase, oração e período.
• Identificar as várias possibilidades de organização da frase e do período em dado texto.
• Identificar a arte na vida cotidiana, formas, funções e características da arte.
• Identificar figuras na linguagem cotidiana.
• Identificar as várias possibilidades de linguagem no texto literário.
METODOLOGIA
• Leitura do TP e discussão com o grupo.
• Socialização das atividades desenvolvidas em âmbito educacional.
• Troca de experiências
• Dinâmica
RECURSOS:
Livros
Jornais
Revistas
Folha color set
Cola
Data show
Videos
Filmes
AVALIAÇÃO:
Continua e conforme as apresentações e discussões sobre os TPs e AAAs, assim como troca de experiência nos encontros.
BIBLIOGRAFIA
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
126 p.: il.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
260 p.: il.
1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário