quinta-feira, 22 de março de 2012

ESTUDO 6

Município: Elesbão Veloso-PIAUÍ
Tutora: Maria Valdirene Santos
Local: Unidade Escolar “Raimundo Rodrigues Soares”- ANEXO
Avenida Benedito Portela - Fátima
Modulo: TP 06
Período: Manhã /tarde (conforme cronograma)
C/H: 20

TEMA: Leitura e Processos de Escrita II


APRESENTAÇÃO
Argumentações e linguagem
 A construção da argumentação
 A tese e seus argumentos
 Qualidade da argumentação
Produção textual
 Planejamento
 Estratégias
 A escrita
 O processo de produção textual
 Revisão
 Revisão e edição
 Estratégias de revisão e edição
 Literatura para adolescentes
 Adolescentes,leitura e professores
 Qualidade literária é primordial no livro para adolescentes?
 Existem boas formas de explorar a literatura na escola?


OBJETIVOS

• Identificar marcas de argumentação na organização dos textos
• Identificar e analisar os diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação nos textos
• Reconhecer a qualidade da argumentação textual
• Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionadas ao planejamento de textos.
• Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos.
• Identificar parâmetros de avaliação, ações necessárias ao desenvolvimento da etapa de revisão, os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
• Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.
• Avaliar o envolvimento do professor com que os adolescentes leem.
• Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras.
• Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.



METODOLOGIA
 Leitura compartilhada
 Exposições de atividades realizadas nas unidades escolares com os alunos, grupo de discussões.
 Troca de experiências.
RECURSOS:
 TPs e AAAs
 Régua
 Livros diversos
 Revistas, jornais
 Papel madeira, chamex,
 Cola, tesoura
 Data show

AVALIAÇÃO:
 Os cursistas são avaliados pela prática de desenvolvimento das atividades nos encontros, atividades desenvolvidas em sala de aula com o alunado e projetos aplicados e desenvolvidas nas unidades escolares a que pertencem.

BIBLIOGRAFIA
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 5 - AAA5: estilo, coerência e coesão (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 126 p.: il.
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 5 - TP5: estilo, coerência e coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
 260 p.: il.
 1. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2. Língua Portuguesa. 3. Formação de Professores.
 I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário